História

Família Riemer
A casa Riemer foi construída por Friedrich Karl Hermann Riemer (1898-1988). Ele foi um dos 11 filhos do casal August Friedrich Wilhelm Riemer (1866-1954) e Emília Riemer nascida Lemke (1870-1945) vindos da região de Stettin – Pommern. O construtor da casa nasceu na localidade de Testo Alto, mas ao se casar com a jovem Agnes Riemer nascida Rahn (1901-1987) adquiriu a atual propriedade na localidade do Ribeirão Areia.

Inicialmente o casal morou num pequeno rancho, existente ainda aos fundos da casa enxaimel. A casa foi construída aproximadamente no ano de 1927. Nesta propriedade o casal Friedrich e Emília tiveram os seus 4 filhos: Irma, Hertha, Alinda e Fides. O sustento da família vinha por meio da agricultura familiar. A propriedade era um minifúndio no qual se produzia: arroz, feijão, batata, batata doce, milho, café, cana de açúcar entre outros. Os animais como vacas, cavalos, mas principalmente porcos também eram uma fonte de renda a família.
Como de costume na época o filho caçula fica em casa, herda a propriedade, mas também a responsabilidade de cuidar dos pais na velhice. Assim, a segunda geração que residiu na casa foi o casal Fides Riemer (1934-2010) e Loni Riemer nascida Dorn (1938). Ambos também sobreviveram e sustentaram a sua família a partir da agricultura familiar até a aposentadoria. O casal teve uma filha chamada Lorena Borchardt nascida Riemer (1957).

A terceira e quarta gerações não residiram na casa. A construção enxaimel e a propriedade simbolizam um modo de vida passado que não podem ser perdidas. Assim, entre os anos 2011-2014 foram feitas várias restaurações e adaptações da localidade para que a história possa ser preservada por meio da criação de uma hospedaria rural, com características bem peculiares da região do Vale do Itajaí e da cidade de Pomerode.